quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ano Hi Mita Hana no Namae o Boku-tachi wa Mada Shiranai / AnoHana




O nome é bem comprido, segundo a wikipédia significa "ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia".



É um drama, que conta a história de um grupo de pessoas que no passado eram amigos e após a morte de uma rapariga integrante desse grupo, as vidas dos jovens tomaram rumos que implicaram o afastamento entre eles.
Este anime é uma delícia de se seguir, sempre num ritmo semi-contemplativo, com personagens muito bem construídas, de universos interiores ricos e explorados pela linha da história. Aliás são estes mundos interiores que defronte a aparição a Jinta, o antigo líder natural do grupo que entretanto se tornou um recluso no seu mundo, na sua casa, fazem com que o conto de AnoHana se desenrole.




A autora explora os sentimentos cruzados e a dinâmica do grupo que ficaram reprimidos desde a infância e após a morte de Menma, o fantasma que aparece numa espécie de missão reconciliadora e redentora dos pecados que as diferentes personagens pensam possuir.


Se essa dinâmica de grupo até pode parecer um pouco redutora e até pouco complexa, ou seja compreende-mo-la e possivelmente já vivemos situações similares, na verdade não me recordo de ver algo semelhante noutro anime.




Anaru, Yukiatsu, Poppo, Tsuruko e Jinta vivem na sombra da tragédia que viveram, assim como os pais de Menma, em que a autora explora uma mãe agarrada à memória da filha e que acaba por bloquear a relação com o outro filho.


A história é dramática sim, mas apesar disso é-nos sempre transmitida com um tom esperançoso.



Vale a pena sem dúvida ver esta série de 11 episódios e tê-la na nossa "animeteca".

nota - 4.4

Sem comentários: